DICAS: Como aproveitar a Páscoa em família, gastando quase nada!

 



Antes de tudo, você sabia que a Páscoa é comemorada de formas diferentes ao redor do mundo? E você sabe o que significa essa data e por que ela é respeitada e lembrada até os dias de hoje?

A Páscoa tem sua origem atribuída à 3 principais vertentes culturais diferentes:  
  • Páscoa Pagã: Comemoração em homenagem à deusa Eostern (ou Ostara) símbolo da fertilidade, festejada pelos povos antigos, germânicos e nórdicos, para marcar o fim do rigoroso inverno com comida escassa e a chegada da tão esperada primavera com a esperança de um clima melhor e a abundância na produção de comida para o povo, ovos coloridos e lebres faziam parte das oferendas para a deusa (segundo historiadores e estudiosos).
  • Páscoa Judaica: Realizada no início da primavera a Pessach ("Passagem" em hebraico) é a celebração que lembra a libertação do povo Hebreu da escravidão imposta pelos Egípcios (conforme relatado na Bíblia no livro Êxodo).
  • Páscoa Cristã: Sem uma data fixa no calendário, a Páscoa é comemorada no início da primavera do hemisfério norte, ou seja, no outono do Brasil, é um dos principais pilares da religião cristã pois comemora a ressurreição de Jesus, que 3 dias após sua morte em sacrifício para salvar a humanidade dos pecados do mundo, teve sua volta triunfal em Jerusalém (também relatado na Bíblia nas cartas dos Apóstolos).
Apesar de diferentes origens o significado é semelhante, todos celebram o renascimento, esperança e a "oportunidade de uma nova vida". Com a catequização dos povos pagãos feita pelo cristianismo e baseada nas tradições judaicas, a imigração de povos europeus para a américa e a multiculturalidade no mundo, temos a Páscoa que conhecemos hoje com elementos como o coelho, ovos coloridos, reunião em família e o chocolate.



Cada país comemora a Páscoa de formas diferentes, na Austrália por exemplo não é o coelhinho que leva os ovos para as crianças e sim o Bilby, um marsupial da família dos cangurus nativo da região (Resolveram substituir o coelho porque o animal é uma espécie de "praga" no país, já o Bilby é um símbolo nacional que corre risco de extinção). Na Grécia existe a "lenda dos ovos vermelhos", os anfitriões pintam ovos de galinha de vermelho, símbolo da vida e sangue de Cristo, e distribuem para seus convidados, eles precisam pressionar os ovos uns contra os outros, o último a ter seu ovo rachado terá sorte durante o próximo ano. Na Polônia é costume comer o pão doce de Páscoa, na França existe a tradição do omelete gigante feito com mais de 15.000 ovos.

No Brasil temos o costume de presentear pessoas queridas com ovos de chocolate, essa tradição foi trazida pelos imigrantes alemães que até hoje decoram árvores com ovos coloridos pintados à mão ou escondem pela casa para a caçada aos ovos para as crianças se divertirem. CURIOSIDADE: A cidade de Pomerode em Santa Catarina, tradicional de imigrantes alemães no Brasil, realiza a Osterfest e entrou para o livro dos recordes em 2018 com a maior árvore decorada com cascas de ovos do mundo e em 2019 estabeleceram o recorde de maior ovo decorado do mundo 👏

Imagem reprodução Guinness World Records


Que a Páscoa é um feriado cheio de lendas, crendices e tradições já percebemos, mas em tempos de alta inflação, como podemos aproveitar o feriado em família e economizar? Seguem algumas ideias para curtir com as crianças e não decepcionar ninguém que espera os mimos deliciosos que fazem parte da comemoração no Brasil.

1 - Ovos de chocolate caseiros:


Vamos admitir, todo mundo espera ganhar um ovo de chocolate na Páscoa, não é mesmo? Uma forma de garantir o presente das crianças (e adultos também, é claro) é fazer em casa o seu próprio ovo, além de muito mais em conta, é possível criar sua própria receita, com diversos tipos de recheios e customizações. Mas, caso você nunca tenha feito, ou não tenha a menor ideia de como fazer ou por onde começar, calma... Existem muitos vídeos e tutoriais no youtube, caso queira se especializar e ganhar uma renda extra com as gostosuras em chocolate, tem ainda e-books e cursos on-line que vão te transformar em uma chef gourmet.



2 - Circuito de brincadeiras Pascais:

As crianças ficam animadas e eufóricas aguardando o coelhinho com seus presentes de Páscoa, faça a tradicional "caçada" para encontrar o tesouro, prepare tudo com antecedência e monte o circuito na noite anterior, esconda doces e chocolate, espalhe pistas pela casa, cole desenhos de patinhas pelo chão, deixe dicas com provas ou pegadinhas e prendas que elas devem  pagar em vários cantos da casa. Exige dedicação e criatividade, mas sem dúvida será muito divertido para todos, a alegria das crianças será contagiante e marcará uma experiência inesquecível.



3 - Receita em família:


A cozinha é o coração da casa e o lugar perfeito para reunir a família, passe um tempo de qualidade cozinhando com seus filhos, namorado, amigos, etc, todos se aproximam ainda mais quando cozinham juntos, escolha uma receita simples que todos possam ajudar, uma sobremesa para o almoço, bolo ou biscoitos para o café da tarde são ótimas opções.



4 - Decorando ovos:


Que tal tentar algo diferente e brincar com a decoração de ovos? Pegue alguns ovos de galinha e faça um pequeno furo para retirar o seu interior (guarde para fazer um bolo ou alguma receita deliciosa para o almoço de Páscoa), use a casca para decorar, solte a imaginação e crie sua arte, depois que secar, leve de presente para seus amigos e parentes, será algo bem original e personalizado, diga que é um presente tradicional Alemão.





Comentários

Postagens mais visitadas