DESABAFO: Era uma vez... A realidade por trás da magia na maternidade!

 



Hoje vamos abordar um assunto polêmico, maternidade, o dia das mães está chegando e fiquei um pouco reflexiva, nós mulheres somos "treinadas" desde muito jovens para sermos boas mães e esposas, mas e se...eu não quiser ser mãe? 😱

Claro que não represento todas as mulheres do mundo nem tenho a pretensão, mas quero falar com você que assim como eu, também já teve dúvidas, saiba que está tudo bem, você tem o direito de fazer suas próprias escolhas!


Na nossa infância era comum o primeiro brinquedo ser bonecas bebês, panelinhas, mini eletrodomésticos (eu mesma tive fogão, liquidificador, ferro de passar... entre tantos "brinquedos" rosas que eram DE MENINAS brincarem), de certa forma, eram indícios para irmos praticando como cuidar da casa e dos filhos. A sociedade está evoluindo, porém ainda é muito machista e seguem o esquema patriarcal, consideram a principal função da mulher ser mãe e esposa, se você quer se posicionar e expor sua opinião, dar preferência para a carreira ou sua própria vida sozinha viajando pelo mundo, logo será taxada de "feminista" como se isso fosse um xingamento, ofensa ou piada na roda de amigos.

O intuito desse post não é influenciar ou julgar ninguém, quero apenas que você mulher saiba que não está sozinha, admiro você que foi mãe solo aos 18 (ou antes) e não sabia o que fazer mas mesmo assim enfrentou as dificuldades e criou seu filho com todo amor, ou você que tem 35 anos e ainda não se decidiu se quer ou não ter um filho, você que tem certeza que não quer, ou você que sonha em ser mãe mas acha meio tarde porque já passou dos 40, você que está solteira aos 50 e pensa em adoção, enfim... Existem muitas pessoas e realidades diferentes, o importante é respeitar o seu tempo, o seu corpo e a sua própria vontade.


Uma forma de nos convencer a optar pela maternidade é a romantização que vemos o tempo todo ao nosso redor, na mídia então nem se fala, as famosas sempre arrumadas e lindas com aquele barrigão, fazem sessão de fotos em família e stories contando como estão felizes, saudáveis e tranquilas esperando o nascimento e depois do parto saem magras e radiantes da maternidade. Muitas mulheres têm medo, desconforto, dúvidas, mas se sentem oprimidas porque não é comum falar a REALIDADE de ser mãe, as dificuldades da gestação, complicações do parto e pós operatório e sentem que uma reclamação que seja seria um pecado imperdoável.

Nós mulheres que já passamos por tantas experiências na vida, temos o dever de começar a espalhar a verdade e conscientizar as meninas que ainda acreditam que o príncipe encantado vai chegar no cavalo branco e levá-las para um castelo, terão muitos filhos e viverão felizes para sempre (cá entre nós, a realidade é muitooooooooo diferente, pelo menos para a grande maioria de nós).

Algumas mulheres que já tiveram a iniciativa de educar futuras mamães, mostrando o dia a dia com várias dificuldades: @maeforadacaixa, Hel Mother, Trocando fraldas, @naiumigoldoni, Tiago e Gabi, Macetes de mãe, Flávia Rubim, Mãe de primeira viagem, @lapisdemae, @a_maesolo.

Repito, não quero julgar nem incentivar ninguém, apenas que todas as mulheres tomem uma decisão consciente e saibam respeitar suas próprias vontades 💗.



Comentários

Postagens mais visitadas