DICA: Como cuidar dos seus acessórios e ter peças lindas e brilhantes por mais tempo?


Que a verdadeira beleza vem de dentro, é um fato que todos nós já sabemos, mas... É legal se olhar no espelho e ficar feliz com a imagem refletida né? Cuidar da aparência vai além de apenas vaidade, é uma questão de autocuidado e imagem pessoal, qual mensagem você quer passar para o mundo e como você quer que as pessoas te enxerguem?

A forma como nos vestimos, como falamos ou andamos na rua, o penteado que usamos, as cores que gostamos, o mix de acessórios, tudo junto é como se fossem códigos que passamos para o mundo, é o famoso posicionamento de imagem e branding pessoal que tanto se fala hoje em dia nas redes sociais. Já pensou sobre isso? Esse assunto é muito interessante e abrangente, podemos trazê-lo em outro momento para discutir em nossa pauta, mas hoje os protagonistas são eles, os itens essenciais para compor qualquer look, desde os mais minimalistas ou despojados até os mais formais ou elegantes, os acessórios fazem toda a diferença para transformar um visual "simples" em algo autêntico e original.




Os acessórios mais utilizados são os anéis, brincos, pulseiras, colares e também, se popularizando atualmente, os piercings reais ou "fakes". Existe um mercado gigantesco para esses acessórios, com isso uma variedade de estilos, designs e materiais.


  • Qual a diferença entre Bijuterias, Joias e Semijoias?


1 - O que são Bijuterias?

As bijuterias (famosas Bijus) são geralmente mais baratas e populares, pois são feitas em produção industrial de grande escala e com matéria-prima comum como metais menos nobres, acrílico, plástico e strass, com verniz ou camada de tinta para dar a aparência de ouro ou prata, costumam ter vida útil mais curta e descascam ou mudam de cor com o tempo. ATENÇÃO: Existem lojas com bijuterias de excelente qualidade também, mas tome cuidado com o material utilizado na Biju que você comprar, em alguns casos podem ocorrer alergias! 

2 - O que são Joias?

As joias possuem preço e qualidade elevados, é possível encontrar peças feitas manualmente e exclusivamente para cada cliente. São produzidas em metais nobres (ouro, prata, platina...) e pedras preciosas lapidadas e cravadas (diamante, rubi, esmeralda...), o que garante uma vida longa para a sua joia que pode se tornar herança de família passando por gerações sem perder a qualidade.

3 - O que são Semijoias?

As Semijoias são excelentes opções para quem quer qualidade por um preço mais acessível. Geralmente são feitas de cobre, bronze, aço e banhadas em metais nobres como o ouro, para garantir a qualidade do acabamento e maior vida útil das peças, as pedras das semijoias podem ser semipreciosas (como as pedras naturais brasileiras), ou sintéticas como zircônia, pérolas industriais ou vidros lapidados. Embora tenha sua produção industrial existe um controle de qualidade rigoroso, muitas vezes é difícil distinguir uma joia de uma semijoia sem ajuda profissional.




  • Cuidados que devemos ter com os acessórios para manter sua conservação, durabilidade e brilho!


Agora que já sabemos um pouco mais sobre as diferenças e o que esperar de bijuterias, joias e semijoias, precisamos cuidar bem dos acessórios para não danificar ou prejudicar sua vida útil. Lembrando que você não precisa optar por apenas uma categoria, o ideal é analisar o seu estilo de vida e investir como puder, as joias por seu valor elevado exigem atenção e cuidado ao usar, para garantir a sua segurança pessoal, não devem ser usadas em "qualquer ocasião", já as bijuterias podem ser usadas no dia a dia e sempre variar os looks, mas não espere que elas durem muito, para um visual requintado com ar elegante e com peças de design original e qualidade aposte nas semijoias.


1 - Como guardar suas bijuterias, joias e semijoias?

A forma como você guarda seus acessórios contribui e muito para a manutenção das peças, evite deixar aquela bagunça com emaranhados de correntes que podem fazer nós e até quebrar, riscar ou arrebentar suas bijus, joias ou semijoias. Use caixas específicas de armazenamento com compartimentos separados para brincos, anéis, pulseiras e colares, ou deixe cada peça em sua embalagem original que geralmente são saquinhos de plástico ou tecido, o importante é manter tudo bem organizado em um local específico longe do contato com poeira e umidade.


2 - Como limpar suas joias e semijoias?

É de extrema importância a limpeza das peças, use flanelas para limpeza individual no dia a dia e faça um banho em água morna e sabão neutro quando sentir que suas joias estão sujas (deixe as peças de molho na água morna com sabão neutro por cerca de 15min, lave delicadamente, passe na água corrente para tirar todo sabão, após seque com um pano e lustre com a flanela).

DICA EXTRA: Para bijus e semijoias, após o banho em água morna, é indicado o uso de uma pasta de bicarbonato para tirar a oxidação e recuperar o brilho (dilua o bicarbonato em uma pequena quantidade de água para fazer uma pasta e com a ajuda de uma escova de dentes macia para não riscar as peças, esfregue delicadamente e seque com um pano e lustre com a flanela).

DICA EXTRA 2: Se não tiver bicarbonato é possível usar pasta de dentes branca (aquela totalmente branca sem nenhuma listra ou cristais coloridos tá?).


3 - Como usar joias e semijoias?

Ao contrário das joias que são feitas exclusivamente de materiais de altíssima qualidade, as semijoias e bijuterias podem ter desgaste e oxidação ao longo do tempo, para manter as peças intactas por um longo período é indicado alguns cuidados no dia a dia. Evite o contato com elementos químicos como sabão, detergente, perfumes e hidratantes, não use na academia ou enquanto faz exercícios ou faxina pesada, o suor, impacto ou atrito podem desgastar as peças, a exposição ao cloro de piscina ou água do mar também são vilões para seus acessórios. 




Comentários

Postagens mais visitadas