REFLEXÃO: BTS e Army - Qual a importância da Magic Shop?

BTS Permission To Dance Tour Las Vegas - foto divulgação: BigHit Music

O dia 14/06/2022 ficou marcado para muitas pessoas como um dia triste, para mim inclusive que ainda sinto aquela dorzinha no coração nesse momento enquanto escrevo, mas se você não faz parte do Army talvez não tenha ideia do que eu estou falando.

Contextualizando, mesmo que você não faça parte do fandom ou não esteja por dentro do cenário musical atual, se gosta de música ou usa qualquer rede social, é impossível não conhecer ou nunca ter ouvido falar sobre o BTS, cá entre nós os "meninos" são incríveis, já conquistaram tantos recordes e feitos históricos que foram comparados em vários momentos como os "The Beatles" da nova geração, mas na verdade para os fãs eles são únicos e incomparáveis (💜), analisando a carreira do grupo é possível entender o motivo do amor tão intenso que existe entre BTS e Army.

Mas por que essa tristeza toda? Porque durante o mês de junho o grupo comemora o aniversário de debut (estreia) com o FESTA uma espécie de mini festival digital, com vários eventos para presentear os fãs do mundo todo, em 2022 foi o aniversário de 9 anos de carreira, uma das atrações desse ano foi o vídeo do "The real BTS dinner party 2022", os fãs esperavam uma reunião com a interação dos membros, várias risadas, ambiente descontraído, soju e alegria, o "caos" de sempre quando esses meninos se reúnem. 

Jantar BTS Festa 2022 - Canal YouTube BangtanTV


Mas dessa vez não foi só alegria não, nessa ocasião eles tiveram uma conversa sincera e direta com os fãs e anunciaram a decisão de pausar as apresentações do grupo BTS e focar nas carreiras individuais de Kim Namjoon, Kim SeokJin, Min Yoongi, Jung Hoseok, Park Jimin, Kim Taehyung e Jeon Jungkook, em um momento de muita emoção, os membros falaram sobre as dificuldades e a pressão que vinham enfrentando como grupo e a necessidade de "diminuir o ritmo" e se dedicar cada um em seu próprio caminho, segundo eles, precisam dar um tempo e se encontrar como indivíduo para que isso possa fortalece-los como grupo no futuro.

Esse jantar/comunicado gerou muita polêmica com impactos gigantescos no cenário musical, cultural e econômico da Coréia do Sul, mas mostrou a coragem, sinceridade e respeito que o BTS sempre teve com os fãs que ficaram sabendo da notícia em primeira mão através dos próprios integrantes do grupo e não por matérias frias e talvez sensacionalistas que viriam a sair na mídia.

O que esse comunicado representa para o Army? esse tópico é sensível e particular, cada pessoa reage de uma maneira diferente, é importante lembrar que não é o fim do grupo é o início de um novo capítulo para todos nós, mas mesmo assim dói né? e sabe por quê? Porque mudanças sempre assustam!

BTS Grammy 2020

Eu falo por experiência própria, como fã de vários artistas ao longo da vida, NUNCA experienciei uma relação tão forte como a que existe entre BTS e Army, os motivos para isso são inúmeros, toda a estética e estrutura do grupo foi pensada para atender um objetivo, como já diz o slogan da empresa BigHit Entertainment (empresa responsável pelo BTS): Music & Artist for Healing (Música e Artista para Cura). Dentro do fandom existe um lema "Você não conheceu o BTS tarde demais, eles aparecem para você no momento exato que você precisa deles", é impressionante como isso é real. Conversando com várias amigas e conhecidos Armys a história é sempre parecida, por que você entrou para o fandom? "porque eu estava em um momento difícil e encontrei conforto quando conheci o BTS!"

É óbvio que existe uma equipe por trás da banda, uma estrutura gigantesca, produção, cenografia, figurino, maquiagem, coreografia, tantas outras funções que nem imaginamos... e um marketing extraordinário. O K-pop de uma maneira geral é uma indústria de "idols", tudo é pensado para "seduzir e envolver" o público, mas se é uma fórmula mágica da "fábrica" de ídolos, por que nenhum outro artista do k-pop chegou perto de alcançar o que o BTS alcançou?

BTS apresentação no Allianz Brasil 2019 - foto divulgação BigHit Music

Para mim a resposta é simples, são 7 motivos principais para o sucesso do grupo: Kim Namjoon, Kim SeokJin, Min Yoongi, Jung Hoseok, Park Jimin, Kim Taehyung e Jeon Jungkook. É inegável o trabalho duro, talento e dedicação que eles mostraram ao longo dos anos, toda a história do BTS foi documentada em vídeo desde o início e está disponível nos canais oficiais para quem tiver interesse em conhecer mais profundamente, eles estabeleceram um relacionamento de troca com o Army, dividiram alegrias, perrengues, foram muitos sorrisos, suor e lágrimas ao longo da jornada, com essa comunicação aberta eles incluíram os fãs como parte fundamental da banda, o Army estava presente em cada prêmio recebido, em todos os lançamentos ou ocasiões importantes, são vários momentos que mostram como eles valorizam e se importam com as pessoas que acompanham e apoiam a carreira deles.

O charme original de cada membro, as melodias envolventes, performances com criatividade e sincronia inacreditáveis e as letras profundas das músicas são formas de nos aproximarmos ainda mais e conhecer os pensamentos e desejos do BTS, eles se declararam para os fãs em muitas canções, abrem o coração e falam de dúvidas e frustrações na vida e carreira, além da energia e coreografias únicas. Ao entrar para o Army é quase impossível escolher sua música preferida, mas as best sellers (na minha opinião) são: Idol, Mic Drop, Blood Sweat & Tears, DNA, Fake LoveDynamite, Spring Day e muiiiiiiitas outras, sério as músicas são "viciantes" levam sua tristeza embora assim que você vê a primeira cena de cada clipe.

BTS clipe Butter - foto divulgação BigHit Music

Que os meninos cantam, dançam, fazem rap, compõem, produzem, são ótimos modelos, mcs e criadores de conteúdo todo mundo já sabe né? mas o que só quem é Army entende é que eles são a nossa Magic Shop, a dose de alegria diária que melhora os dias de quem é fã, as mudanças causam medo, é natural que tenhamos um misto de sentimentos nesse momento, mas esse lugar mágico que o BTS criou para nós sempre existirá, você sabe disso né? Kim Namjoon já nos disse uma vez, "se houver uma letra da nossa música, uma foto ou conteúdo publicado que possa diminuir sua dor em 0,1% tudo terá valido a pena". Eles já deixaram claro em várias ocasiões, o que os une é o amor do Army e pelo Army, ohhhhhhh! 😍

"Dias em que você se odeia,
Dias em que você quer desaparecer,
Vamos criar uma porta no seu coração,
Se você abrir essa porta e entrar,
Este lugar estará lá, esperando por você,
Tudo bem acreditar, essa loja mágica vai te confortar"
(trecho da música Magic Shop - BTS)

Como grupo vimos o BTS mostrar seu talento em vários momentos e performances, eles abriram portas para novos artistas, quebraram recordes, marcaram a história da música internacional, conquistaram pessoas no mundo todo, mudaram vidas, ajudaram o desenvolvimento do seu país, quebraram barreiras culturais e de idioma, levaram mensagem de paz, respeito e aceitação até a ONU e na Casa Branca, imagina as cobranças e a pressão social e política que eles enfrentaram, agora precisamos entender que eles são humanos é natural ter medo, dúvidas, frustrações, se eles decidiram dar essa pausa agora é porque precisam de um tempo pra pensar, respirar, ir no próprio ritmo e entender o que eles querem na vida e que caminho seguir, vamos confiar neles e dar nosso apoio para as conquistas individuais que estão por vir e esperar até que eles estejam prontos para voltar como o BTS.

BTS - clipe Yet To Come - Foto divulgação: BigHit Music

Esse texto é uma reflexão sincera de Army para Army 💜, desejo do fundo do coração que as músicas e todo conteúdo que o BTS divulgou até agora tenha te acolhido e confortado, mas se você ainda não se sente pronta, tente pensar que agora talvez sejam eles que precisam de uma Magic Shop, vamos estar lá todos reunidos novamente um dia!

Boa sorte para todos nós e para a carreira individual dos meninos ✌



Comentários

Postagens mais visitadas