Bem-estar sexual: Sexualidade e a saúde da mulher!

 



Você já gozou hoje? Quanto tempo faz desde o seu último orgasmo? Você já teve um orgasmo? Parece inacreditável, mas segundo uma pesquisa feita em 2019 pelo PROSEX (Programa de estudos em sexualidade da USP) 55,6% das mulheres têm dificuldades para chegar ao orgasmo, isso pode ser o resultado de uma educação que reprime a sexualidade feminina. A vergonha na hora H, a falta de conhecimento do próprio corpo e até a prioridade que a mulher tem de satisfazer as necessidades do parceiro e deixar as suas vontades em segundo plano, fazem com que muitas vezes o sexo termine sem que o ápice do prazer tenha chegado para ambos, quem nunca saiu frustrada de uma noite que tinha tudo pra dar certo, mas o parceiro gozou e te deixou "na mão" com aquela sensação de "e eu"?




Parece coisa do século passado, mas em muitas sociedades o prazer sexual feminino é considerado errado, impuro ou pecado, historicamente a mulher era vista como objeto de satisfação para homens e sua única função era gerar filhos, o tempo passou, as pessoas evoluíram e conquistamos muitos direitos para igualdade de gênero, mas ainda existem tabus quando se trata do assunto mulheres e sexo. No ponto de vista masculino é comum falar sobre experiências sexuais, ter relações com várias parceiras, consumir pornografia e brinquedos eróticos, enfim, é considerado normal afinal "eu sou homem", mas quando uma mulher fala que assistiu um filme pornô, comprou um vibrador ou transou com um cara que conheceu no Tinder, sempre existem olhares ofensivos e discursos recriminatórios. 

Você acredita que o orgasmo feminino é um tabu tão misterioso e pouco discutido, que até as próprias mulheres não sabem como é ter um orgasmo e nem se já tiveram algum na vida? 😕 




O orgasmo é o momento máximo do prazer durante o sexo, o corpo responde aos estímulos sexuais, você sente contrações involuntárias, a vagina fica mais lubrificada, vários arrepios, o coração acelera, a respiração fica mais intensa e então acontece uma descarga de energia que elimina a tensão e relaxa todos os músculos, vários hormônios são liberados nesse momento, como endorfina e dopamina, substâncias responsáveis pela sensação de felicidade, bem-estar, conforto e recompensa.

A maneira mais comum para conseguir chegar ao orgasmo é através da estimulação clitoriana, o clitóris é o órgão sexual feminino, ele possui cerca de 8 mil terminações nervosas (o dobro do órgão masculino) e sua única função é dar prazer, cada pessoa é diferente da outra então o ideal é você conhecer seu corpo e descobrir quais estímulos são gatilhos do prazer para você, a masturbação é uma excelente maneira de se conectar com você mesma.




É importante lembrar que a relação sexual para a mulher precisa ter uma junção de fatores, a conexão com o parceiro, o clima, a confiança, os estímulos táteis, sonoros e olfativos, capriche e abuse das preliminares, para nós o sexo começa com o olhar, uma boa conversa, o beijo na boca e para ter uma vida sexual satisfatória é preciso estar em dia com a saúde física, emocional e psicológica, pois seu cérebro será determinante para conseguir chegar ao orgasmo, se você estiver "distraída" pensando nos problemas ou não está completamente envolvida naquele momento, não importa os estímulos, é de extrema importância estar relaxada e realmente afim para curtir e ter uma experiência prazerosa.

Os benefícios do orgasmo para a saúde são inúmeros, a prática sexual saudável tem um efeito analgésico no corpo e reduz dores, melhora a qualidade do sono, aumenta a imunidade, ativa a circulação sanguínea, estimula os neurônios, a concentração e criatividade, trabalha o coração e a pressão arterial, fortalece a autoestima e alguns músculos que geralmente não são trabalhados em academia, diminui o estresse, te deixa de bom humor e consequentemente você fica ainda mais bonita, porque a alegria faz bem né?




Comentários

Postagens mais visitadas