COLORIMETRIA: Como escolher e combinar cores para a decoração da sua casa!

 



Com as cores o mundo fica bem mais divertido, não é? já imaginou se a natureza fosse monocromática que chato seria? A beleza das cores é inspiradora, reconfortante e cada uma delas é capaz de despertar sentimentos únicos em quem as observa. Mas, como usar o poder das cores em um projeto de decoração? como escolher a cor ideal para cada ambiente? como descobrir se a nova cor da parede vai combinar com a decoração atual da sua casa?

Entre tantas opções de cores é difícil escolher as mais bonitas, mas existem técnicas que podem te ajudar e deixar essa escolha mais simples.


  • O que é círculo cromático?




O círculo cromático possui as 12 principais cores identificadas pelo olho humano, sua disposição é em forma de círculo para facilitar a visualização das combinações de maneira mais instintiva. Cada cor tem sua posição exata e organizada, sendo: as 3 cores primárias (amarelo, azul e vermelho), as 3 cores secundárias (laranja, verde e roxo) e as 6 cores terciárias (amarelo-esverdeado, azul-esverdeado, azul-arroxeado, vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado e amarelo-alaranjado), colocadas intercaladas conforme as misturas de suas cores originárias:



  • Como usar o círculo cromático?

O círculo cromático é uma ferramenta que auxilia na escolha de cores e combinações harmônicas, pode ser usado por vários profissionais de áreas relacionadas ao design, publicidade, moda e arquitetura, entre outras, hoje também se tornou muito popular as técnicas de coloração pessoal (o círculo cromático pode te ajudar no dia a dia, mas para descobrir sua paleta de cor ideal para cabelo, makes e roupas que realcem sua beleza, procure orientação especializada).

Para usar o círculo cromático na decoração da sua casa, você pode seguir as seguintes estratégias de combinações:


1 - Como fazer combinações Monocromáticas?

As combinações monocromáticas são as mais "simples", você pode escolher a cor que mais gosta e seguir o gradiente variando apenas as tonalidades, por exemplo:



2 - Como fazer combinações Complementares?

As combinações complementares são cores contrastantes opostas, escolha sua cor preferida e confira a sua oposta no círculo cromático, por exemplo:



3 - Como fazer combinações Análogas?

A combinação análoga consiste em escolher uma cor principal e harmonizar com mais uma ou duas cores que estão ao seu lado no círculo cromático, por exemplo:


4 - Como fazer combinações Triádicas (Tríades)?

As combinações triádicas reúnem 3 cores que estão exatamente na mesma distância no círculo cromático, formando um triângulo equilátero, por exemplo: 




5 - Como fazer combinações em Fenda?

A combinação em fenda é basicamente a escolha de uma cor principal e duas cores que estão ao lado da sua complementar, por exemplo:


6 - Como fazer combinações Tetrádicas?

A combinação tetrádica alinha dois pares de cores complementares, formando um quadrado com cores que possuem a mesma distância entre si, por exemplo:


Essas técnicas abrem um mundo em possibilidades de combinações para você soltar a criatividade e decorar sua casa com muita personalidade, lembre sempre de manter  uma harmonia, se escolher uma cor forte para a parede de destaque, então acrescente pequenos focos de cor nos detalhes, iluminação e objetos decorativos.

Se você quer incluir mais cor na sua casa mas ainda não está preparada para reformas, ouse com quadros, vasos, flores e itens que são mais práticos e fazem uma grande diferença no resultado final, como por exemplo as luminárias com efeito colorido:


Luminárias Projetoras

Ambientes decorados com Luminárias Projetoras

Saiba mais sobre como decorar sua casa com as luminárias CLIQUE AQUI




Comentários

Postagens mais visitadas