Passo a passo: Como criar uma boa rotina de skincare?

 



Skincare é o termo mais "cool" para denominar uma rotina de cuidados com a pele, normalmente do rosto, mas você pode ter rituais de beleza para o corpo todo (pés, mãos, pernas, aproveite um momento no dia para se curtir e se cuidar). A pele bem cuidada traz inúmeros benefícios imediatos e futuros para nossa estética, autoestima e saúde.

Uma boa rotina de skincare melhora a textura da pele, controla a formação de acne, diminui os poros, minimiza manchas, elimina as impurezas, protege de agressões de agentes externos, evita o envelhecimento precoce e muito mais.

O foco da maioria das pessoas ao fazer skincare é a hidratação, mas você sabia que existem alguns passos necessários que ajudam a potencializar o resultado final?


Passo 1: Use produtos adequados para o seu tipo de pele!

Conhecer seu tipo de pele é essencial para a escolha dos produtos certos. Sua pele é oleosa, seca, mista? Para um tratamento eficaz consulte um profissional, apenas um dermatologista poderá identificar o que sua pele precisa e te orientar corretamente.


Passo 2: Limpeza!

Para ajudar a pele a absorver a hidratação ela precisa estar o mais limpa possível, para desobstruir os poros lave bem com sabonete líquido, gel ou espuma (escolha o produto de acordo com seu tipo de pele). Complemente a limpeza com um tônico ou água micelar, repita esse processo todos os dias de manhã e à noite.

Dica extra: Uma ou duas vezes na semana faça uma esfoliação para remover células mortas e impurezas mais profundas.


Passo 3: Tratamento!

Após a limpeza é hora de tratar o que você quer melhorar na sua pele, aparência dos poros, acne, manchas, rugas, antioxidantes e vitaminas, seja em forma de sérum, loção ou máscara facial. Caso seu dermatologista tenha indicado um tratamento com os 3 formatos, comece pelos mais líquidos e termine com a máscara facial.


Passo 4: Hidratação!

Caso não tenha nenhum tratamento específico, após a limpeza pode ir direto para a hidratação. Fundamental para sua rotina de skincare, a hidratação é indispensável para todos os tipos de pele, existem produtos específicos para o dia e para a noite, consulte um dermatologista e use aquele indicado para sua necessidade e tipo de pele.


Passo 5: Proteção!

Para finalizar seu skincare não esqueça o protetor solar, sem ele de nada irá adiantar os passos anteriores, faça chuva ou faça sol ou mesmo se vai ficar dentro de casa, o protetor solar deve ser usado todos os dias, ele irá proteger sua pele dos efeitos agressivos dos raios UV, como manchas, envelhecimento precoce ou doenças mais graves. Se sua pele for mista ou oleosa, prefira protetores com textura em gel, se ela for normal ou seca é indicado usar loção ou creme.


Além dos cuidados faciais estabeleça uma rotina de cuidados com o corpo todo, tenha uma alimentação saudável, beba bastante água, se exercite, a saúde da nossa pele também é afetada por fatores internos, externos e emocionais, consulte um médico antes de iniciar qualquer tratamento.




Comentários

Postagens mais visitadas