TENDÊNCIA BRASILCORE: A ressignificação brasileira muito além de moda, futebol e política!


Acabou a Copa do Mundo, o sonho do hexa foi adiado novamente, mas muitos fatos significativos deixaram marcas na história. A primeira Copa realizada em um país do Oriente Médio foi palco de protestos e questionamentos, as leis severas do Qatar chocaram muitas pessoas que não estavam preparadas para encontrar uma cultura tão diferente e rigorosa sediando um dos festivais mais diversos e alegres do mundo.

Entre as famosas "zebras" tivemos grandes seleções europeias sendo eliminadas por países asiáticos, africanos e por fim a desejada taça foi conquistada por nossos "Hermanos" sul-americanos (Apesar da rivalidade histórica, parabéns Argentina).

Ao meu ver, essa Copa do Mundo foi um duelo entre: colonizador X colonizado. Muito além de futebol, o troféu que estava em jogo era HONRA.


A seleção brasileira, sem dúvida, foi uma das mais talentosas e carismáticas do campeonato, todos concordamos que o gol do Richarlison foi o mais bonito da temporada, infelizmente nossos atletas não estavam preparados para trazer a sexta estrela, mas conquistaram a torcida de multidões ao redor do mundo todo. Não é de hoje que o futebol brasileiro, carregado de ginga, proporciona um espetáculo a parte para fãs do esporte, apesar da alegria, ritmo e "samba" ser visto como provocação e desrespeito por alguns invejosos (existem muitos casos de racismo e xenofobia contra brasileiros que jogam na Europa).

Não é fácil ganhar o título de campeão do mundo, existem diversas nações que nunca chegaram nem perto de conquistar o troféu, mas nossas 5 estrelas são a prova do talento, capacidade e determinação que os brasileiros possuem. Sendo o único país a participar de todas as edições da Copa do Mundo, o Brasil é SIM o país do futebol!

O Brasil reina sozinho como o maior vencedor da história, então é normal associar a camisa verde e amarela quando o assunto é futebol, mas o brasileiro também desperta atenção por sua ousadia e o famoso "jeitinho brasileiro", parece que nossa brasilidade tem conquistado muitos gringos, desde meados de 2022 começou a circular nas redes sociais a estética "Brasilcore",  algo comum das "favelas" se tornou tendência e elementos da cultura brasileira com um estilo anos 2000 como regatas verde e amarela, unhas coloridas, calça jeans, cintura baixa, chinelo Havaianas, viralizaram nas redes e se tornaram sinônimo de moda cool e descolada entre influenciadores, celebridades e fashionistas de países do hemisfério norte e sul.


Imagens by Pinterest

O brasileiro que desde 2018, quando teve a camisa oficial da seleção "roubada" pela ideologia política bolsonarista, tinha vergonha (ou receio) de usar a camisa verde e amarela, aos poucos pôde recuperar o orgulho de ser brasileiro. Copa do Mundo não é só futebol, ela significa muito mais, é tradição, alegria, emoção, o único evento capaz de unir nossa nação que há tempos estava dividida, além de uma busca por validação e reconhecimento internacional, que no fundo sabemos que não precisamos, mas queremos ter o RESPEITO que merecemos e a Copa do Mundo é o cenário perfeito para provar a grandiosidade do nosso povo.

Precisamos lembrar dos nossos valores e recuperar a confiança que naturalmente perdemos a cada ano longe do hexa e lembrar que, com foco, trabalho duro, suporte adequado (físico, emocional e psicológico), somos capazes de nos tornarmos a primeira seleção a ganhar 6 taças mundiais.




Comentários

Postagens mais visitadas