O que é Halloween?

Imigrantes da Irlanda e da Escócia levaram o Halloween para a América do Norte no século XIX. 

O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, é uma festa popular celebrada em 31 de outubro, principalmente em países de língua inglesa, como os Estados Unidos, Irlanda, Canadá e Reino Unido. 

A origem do Halloween remonta à mais de 2.000 anos, uma antiga festa celta, chamada de Samhain, que era celebrada no final de outubro para marcar o fim da colheita e o início do inverno. Os celtas acreditavam que, nessa época do ano, os espíritos dos mortos retornavam à Terra e que os vivos podiam se comunicar com eles. Por isso, o Samhain contava com rituais, fogueiras e oferendas para aplacar os espíritos.

Quando o cristianismo se espalhou pela Europa, a Igreja Católica tentou cristianizar as celebrações pagãs, e o Dia de Todos os Santos, realizado em 1º de novembro, foi instituído para homenagear os santos. A véspera desse dia, que era o Samhain, passou a ser chamada de "All Hallows' Eve" (Véspera de Todos os Santos), que eventualmente se transformou em Halloween. 


Uma lenda irlandesa diz que Jack-o’-lanterns têm o nome de um homem chamado Jack, que não podia ir ao céu, nem ao inferno e foi forçado a andar pela terra para sempre com apenas um carvão do inferno para acender sua lanterna.


A celebração do Halloween inclui tradições associados ao sobrenatural, como o uso de fantasias, decoração com temas macabros, festas, jogos de "doces ou travessuras" (onde as crianças batem de porta em porta pedindo doces) e a escultura de abóboras com lanternas conhecida como "Jack-o'-lantern". 

O Halloween se manteve pelo mundo e se tornou uma festa popular em muitos lugares, embora com variações culturais. Muitas pessoas veem como uma oportunidade de se divertir, usar fantasias criativas e se deliciar com doces, enquanto outras ainda mantêm algumas das tradições originais, como a crença de que o véu entre o mundo dos vivos e dos mortos fica mais fino durante essa época. Apesar das suas raízes em tradições antigas, o Halloween evoluiu ao longo do tempo, tornando-se uma celebração alegre e festiva, com ênfase em festas, fantasias e decorações temáticas.


A tradição de doces ou travessuras começou em áreas do Reino Unido e da Irlanda. As pessoas iam de casa em casa fazendo “souling” – encomendando pequenos pães chamados “bolos de alma” em troca de uma oração.


Participar de festas de Halloween pode ser divertido, mas é importante manter a segurança. Anote essas 10 dicas para ajudar a garantir que você aproveite a festa com tranquilidade: 

Escolha bem as festas: Opte por festas organizadas por fontes confiáveis, como amigos ou locais conhecidos. Evite festas de desconhecidos e não oficiais.

Informe alguém de confiança: Deixe um amigo ou membro da família saber onde e com quem você estará. Compartilhe detalhes sobre a festa, endereço e horário estimado de retorno.

Vá acompanhada: Se possível, vá para a festa com um grupo de amigos. É mais divertido e e vocês podem se apoiar mutuamente. 

Esteja atenta à bebida: Nunca deixe sua bebida desacompanhada e evite aceitar bebidas de estranhos. Esteja ciente do que você está consumindo para evitar situações que te coloque em perigo.

Utilize transporte seguro: Planeje com antecedência como voltar para casa. Evite pegar carona com estranhos e opte por serviços de transporte confiáveis.

Mantenha seu celular carregado: Certifique-se de que seu telefone tenha bateria suficiente. Ter um telefone funcional pode ser vital em situações de emergência.

Fique atento ao seu entorno: Esteja atenta ao que está acontecendo ao seu redor. Evite áreas isoladas e fique em locais movimentados da festa.

Confie em seus instintos: Se algo lhe parecer estranho ou desconfortável, confie em seus instintos e afaste-se da situação. Não tenha medo de pedir ajuda se sentir que está em perigo.

Carregue um alarme pessoal: Considere levar um dispositivo de alarme pessoal que você possa acionar em caso de emergência para chamar a atenção de outras pessoas.

Tenha um plano de saída: Antes de chegar à festa, planeje uma rota de fuga e saiba como sair do local em caso de necessidade.





Comentários

Postagens mais visitadas