Carnaval: Uma festa cheia de alegria e história!

 


"Dizem que o ano só começa oficialmente depois do carnaval, então se prepara para a festa!"


Uma das festas mais populares do mundo tem sua raiz em festivais pagãos da antiguidade, acredita-se que o Carnaval é uma adaptação das festas "Saturnália" (comemoração de ano novo da Roma antiga em homenagem ao deus Saturno, para agradecer o ano velho e pedir prosperidade para o próximo ano) e as festas "Dionisíacas ou Bacanais" (em homenagem ao deus do vinho, festas, teatro e alegria conhecido como Dionísio na Grécia ou Baco em Roma, as comemorações eram vistas como oportunidades para todos que tiveram uma vida sofrida durante o ano poderem extravasar com muita dança, sexo e embriaguez).

Pintura de Bouguereau (1884) retratando uma festa bacanal.


A palavra "Carnaval" tem sua origem no latim "carnem levare", que significa "remover a carne" ou "abster-se", "se afastar dos prazeres da carne". Essa referência destaca a ligação do Carnaval com a tradição cristã, marcando os dias que antecedem a Quaresma, período de jejum e penitência no calendário católico.

Ao longo da Idade Média, o Carnaval evoluiu para incorporar elementos teatrais, máscaras e fantasias, tornando-se uma celebração que permitia uma breve fuga das normas sociais estabelecidas. Na Renascença, o Carnaval ganhou popularidade na Europa, especialmente em Veneza, onde as festividades extravagantes incluíam desfiles de máscaras elaboradas e bailes suntuosos.

Carnaval de Veneza.


O Brasil é famoso por sediar um dos Carnavais mais grandiosos e diversificados do mundo. A tradição foi trazida pelos colonizadores portugueses e, ao longo dos séculos, incorporou elementos da cultura africana e indígena, resultando em uma celebração única. O Carnaval no Brasil é marcado por desfiles de escolas de samba, festas de rua e uma explosão de cores, música e dança. Além de ser uma expressão cultural, o Carnaval também desempenha um papel significativo na economia local, impulsionando o turismo e gerando empregos em muitas comunidades.

Diferentes festas de Carnaval no Brasil.

O Carnaval é uma festa que une pessoas para celebrar a vida. Apesar das variações culturais, alguns elementos são universais nas celebrações carnavalescas ao redor do mundo. Máscaras, fantasias extravagantes, desfiles de rua, música e danças cheias de alegria, são características fundamentais, independentemente da localização geográfica.




Comentários

Postagens mais visitadas