Compreendendo a Compulsão Alimentar: Um Diálogo Sobre o Bem-Estar emocional e os "Padrões" da sociedade!


Nós mulheres enfrentamos constantemente o julgamento social, de uma sociedade patriarcal e originalmente machista, e os efeitos desse julgamento geralmente afeta como nós enxergamos nós mesmas e nosso potencial, isso faz com que nunca nos sintamos boas o suficiente, é uma eterna corrida atrás do corpo ideal, o cabelo perfeito, a pele jovem, as roupas da moda (isso se referindo "apenas" e nos reduzindo a nossa aparência, sem citar julgamentos de capacidade, a obrigatoriedade da maternidade, enfim...). A perfeição estabelecida como "padrão" nunca foi condizente com a realidade e precisamos dizer CHEGA! 

Somos diretamente afetadas por comentários maldosos, brincadeirinhas disfarçadas, olhares indiscretos, que vem de todos os lados, no ambiente familiar, profissional e social. Ser mulher não é fácil mas precisamos encontrar nossa paz, é essencial buscar o amor-próprio e colocar limites MEU CORPO MINHAS REGRAS.




O Que é Compulsão Alimentar?

Uma forma muitas vezes encarada como "descarrego da ansiedade" é comer. É importante ficar de olho até que ponto vai o comer por prazer, comer emocional ou compulsão

Com a correria do dia a dia e as milhares de funções que nós mulheres precisamos "dar conta" nosso bem-estar emocional é deixado de lado, quando tentamos desabafar somos taxadas de "fracas" ou "está com frescura" ou "isso não passa de mimimi". Então, é quase que uma característica da mulher moderna o combo depressão + ansiedade + compulsão, mas não ousemos reclamar, porque é nosso dever ser a esposa perfeita, mães amorosas, profissionais disciplinadas, sempre com um belo sorriso no rosto (contém traços de ironia).

Buscar conforto na comida é normal. Isso não está em discussão, você come o que quiser e vai ser feliz. O que é preocupante é quando se torna um hábito se refugiar na comida para lidar com os sentimentos e emoções.

Comer emocional: é um comportamento no qual se busca comida mesmo na ausência da fome física, que é fisiológica. Pode ser impulsionado tanto por sentimentos negativos ou sentimentos positivos, comer para celebrar uma notícia boa, por exemplo.

Compulsão alimentar: é um distúrbio caracterizado por episódios recorrentes de ingestão excessiva de alimentos, acompanhados por uma sensação de perda de controle durante esses períodos. A compulsão alimentar é marcada por uma falta de capacidade de parar de comer, mesmo quando a pessoa se sente fisicamente desconfortável.


Quais os sintomas da Compulsão Alimentar? 

- Comer mais rapidamente do que o normal;
- Comer até sentir desconforto físico;
- Comer grandes quantidades de alimento mesmo sem fome;
- Comer sozinha ou escondida por vergonha do quanto se está comendo;
- Se sentir triste ou muito culpada por estar comendo;
- Sofrer em virtude do quanto se come.


Como lidar com a Compulsão Alimentar? 

Se você se identificou com os sintomas da Compulsão Alimentar, busque ajuda profissional: Psicólogos, psiquiatras e nutricionistas especializados em distúrbios alimentares podem fornecer suporte e orientação.

 Trabalhar a aceitação do seu corpo e o amor-próprio são essenciais para superar a compulsão alimentar. É vital desmistificar e desestigmatizar esse distúrbio. Ao compreender suas causas e sintomas, podemos promover a empatia, o apoio mútuo e, mais importante, entender a importância da saúde emocional. É fundamental que todas as mulheres se sintam acolhidas e estimuladas a buscar ajuda, compartilhando experiências e, construindo uma relação saudável consigo mesmas. 




Comentários

Postagens mais visitadas